Pular para o conteúdo

Acarajé bolinhos recheados de fogo do nordeste do Brasil

Compartilhe a Receita

Acarajé bolinhos recheados, nas ruas de Salvador da Bahia, é comum ver as baianas com suas roupas brancas de algodão e pano enrolado na cabeça. Essas mulheres vendem o famoso Acarajé, uma comida de rua muito popular e apimentada no nordeste do Brasil.

O Acarajé é um bolinho frito feito com massa de feijão fradinho, cebola, sal e azeite de dendê, recheado com vatapá, camarão seco, caruru e pimenta. É uma iguaria típica da culinária baiana e é considerado um dos símbolos da cultura afro-brasileira.

Nas ruas de Salvador, é comum encontrar as baianas vendendo Acarajé em barracas coloridas, decoradas com fitas e colares de contas. Elas preparam os bolinhos na hora, fritando-os em grandes panelas de óleo quente e servindo-os quentes e crocantes.

Continua após a publicidade..

Além do sabor único e marcante, o Acarajé também carrega consigo uma tradição cultural e religiosa. As baianas são consideradas guardiãs das tradições africanas na Bahia e muitas delas são adeptas do candomblé, uma religião de matriz africana que influenciou fortemente a cultura baiana.

Com suas roupas brancas impecáveis, turbantes coloridos e sorriso no rosto, as baianas do Acarajé são parte essencial da paisagem e da identidade cultural de Salvador. E ao provar um desses deliciosos bolinhos recheados, os visitantes não apenas se deliciam com um sabor autêntico, mas também mergulham em uma experiência única e enriquecedora.

– Acarajé são pequenas bolinhas fritas feitas de feijão-fradinho moído
– Conhecido como “fradinho” no Brasil
– Os bolinhos geralmente são abertos e servidos com algum tipo de recheio
– Os recheios mais comuns são camarão, vatapá, miolo de noz, camarão seco e pão de molho, ou caruru
– Caruru é uma tradicional mistura de legumes com quiabo

Acarajé bolinhos recheados

O estado da Bahia é conhecido por suas influências africanas. Junto com muitos outros pratos, o acarajé foi trazido para o Brasil por ex-escravos da África Ocidental. Em partes da Nigéria, Gana, Togo e Benin, os bolinhos de feijão-fradinho também são encontrados hoje com nomes diferentes.

É também daí que vem o nome da comida de rua brasileira. Nas línguas das tribos da África Ocidental, a palavra ‘Akara’ significa ‘bola de fogo’ e ‘je’ significa ‘comer’ – uma boa descrição do que é o lanche ardente!

Se você também gosta de picante, você deve definitivamente tentar fazer Acarajé em casa – a menos que você esteja no Brasil; então as baianas são sua primeira escolha!

O Acarajé é uma iguaria tradicional da culinária baiana, feita com massa de feijão fradinho frita em azeite de dendê e recheada com vatapá, camarão seco, caruru, salada de tomate e pimenta. É um prato cheio de sabores intensos e marcantes, ideal para os amantes de comida picante.

Se você não está no Brasil ou quer experimentar fazer o Acarajé em casa, não deixe de seguir uma receita autêntica e tradicional para garantir o sabor original desse quitute tão especial. Afinal, as baianas são mestres na arte de preparar Acarajé e certamente serão sua primeira escolha se estiver em solo brasileiro.

Então, se você é fã de comidas apimentadas e quer experimentar um prato típico da Bahia, não perca a oportunidade de fazer Acarajé em casa ou provar a versão das baianas em uma de suas barracas na rua. Afinal, a gastronomia é uma forma incrível de mergulhar na cultura de um lugar e descobrir novos sabores e sensações. Experimente e se delicie com essa delícia da culinária brasileira!

Continua após a publicidade..
Acarajé bolinhos recheados
Acarajé bolinhos recheados

Compartilhe a Receita
Compartilhe esta postagem nas redes sociais!