Carne da Mongólia: Tiras tenras e suculentas de carne salteada em um molho luxuosamente saboroso! Poucos pratos chineses são tão irresistivelmente deliciosos quanto a carne da Mongólia. Esta receita de carne da Mongólia leva o sabor ao máximo, é rápida e fácil de fazer (pronta para servir em 15-20 minutos!) E rivaliza com sua comida chinesa favorita!
O que é carne da Mongólia?
A carne da Mongólia é um dos pratos chineses mais populares para viagem e restaurantes e é conhecida e servida em muitas áreas do mundo. É um prato refogado que consiste em carne bovina em fatias finas, coberta com amido de milho e depois frita até ficar crocante. A carne é então misturada com um molho saboroso junto com cebolinha/cebolinha.
Nem os ingredientes nem o método de cozimento são realmente mongóis, alguns afirmam que este prato é uma invenção sino-americana, enquanto outros afirmam que foi inventado pela primeira vez em um restaurante chinês no Reino Unido.
Independentemente da sua origem, uma coisa é certa: merece totalmente a sua popularidade porque é absolutamente delicioso! E agora você pode fazer isso em casa sempre que sentir vontade e esta receita de carne da Mongólia com certeza será uma vencedora em sua casa!
Feita com apenas um punhado de ingredientes, esta carne mongol é simples, rápida e pronta para servir em 15-20 minutos, incluindo a preparação! E se você realmente quer o MELHOR sabor possível, recomendamos fazer o seu próprio caseiro Molho hoisin. É uma virada de jogo!
Um elemento importante para preparar pratos rápidos para viagem como este é ter todos os ingredientes já dispostos e prontos para uso. Corte os vegetais e a carne em fatias e combine os ingredientes do molho. Em seguida, o cozimento leva menos de 10 minutos (menos de 5 minutos se você estiver usando uma wok em fogo alto!).
Como faço carne vegetariana da Mongólia?
É simples! Use um substituto de carne bovina sem carne, como Yves Meatless Beef Strips, Butler’s Soy Curls ou tofu.
Se você estiver usando tofu, temos um tutorial para fazer um excelente tofu crocante que você pode usar como substituto da carne bovina. Confira nossa receita de Tofu Assado. Corte o tofu em tiras de 1/4 de polegada de espessura e 1 polegada de comprimento para se parecer com carne bovina e siga as instruções descritas naquele tutorial.
Você pode congelar carne da Mongólia?
Você com certeza pode! Coloque-o em um recipiente hermético para freezer ou em um saco ziplock para freezer e congele por até 3 meses. Depois é só reaquecer no micro-ondas e servir com arroz.
Receita de carne da Mongólia
Vamos começar!
Cubra as tiras de carne com amido de milho.
Prepare o molho combinando todos os ingredientes, exceto o alho e o gengibre, em uma tigela.
Aqueça o óleo em uma wok ou frigideira grossa e frite a carne até dourar dos dois lados.
Retire a carne e descarte tudo, exceto cerca de 2 colheres de chá de óleo.
Frite o gengibre e o alho na frigideira por 30 segundos.
Adicione a mistura do molho e cozinhe, mexendo sempre, até começar a engrossar.
Retorne a carne para a wok junto com a cebolinha e mexa para revestir.
Cozinhe por 1 minuto para que a cebolinha amoleça, mas permaneça crocante.
Sirva imediatamente com arroz cozido no vapor e/ou macarrão celofane frito e crocante.
Aproveitar!
Quer aumentar este prato com vegetais mais saudáveis? Basta adicionar alguns brócolis cozidos no vapor e/ou fritar alguns pimentões junto com o frango. Você também pode adicionar alguns brotos de feijão bem no final.
Ingredientes
- 1 kg bife dfe filé mignon cortado em tiras finas (esta receita também funciona muito bem com frango) (ver nota para opção vegana)
- amido de milho para revestimento
- 2 colheres de sopa óleo de cozinha
- Para o molho:
- 2 colheres de chá gengibre fresco picado
- 1 colher de sopa alho fresco picado
- 3 colheres de sopa molho hoisin (um ingrediente crítico)
- OU Melhor Molho Hoisin Caseiro clique no link para ver a receita (altamente recomendado para o sabor FINAL!)
- 1 colher de chá óleo de gergelim torrado
- 1/2 colher de chá pimenta preta moída na hora
- 1/2 xícara Tamari (pode substituir o molho de soja com baixo teor de sódio)
- 1/2 xícara água
- 2 colheres de chá amido de milho
- 1/2 xícara açúcar mascavo
- 2 cachos de cebola verde corte em pedaços de 2 polegadas
Instruções
- Adicione um pouco de óleo a uma wok quente ou frigideira pesada. Cubra levemente as tiras de carne com amido de milho e agite para retirar o excesso. Frite a carne até caramelizar dos dois lados. Retire a carne da wok e reserve. Descarte tudo, exceto 2 colheres de chá de óleo.
- Para fazer o molho: Adicione o gengibre e o alho à wok e frite por cerca de 30 segundos. Adicione os ingredientes restantes do molho, exceto a cebolinha. Deixe o molho ferver por 2 minutos, até que o molho comece a engrossar.
- Retorne a carne ao molho e mexa para revestir. Adicione a cebolinha e mexa novamente para revestir. Cozinhe por 1 minuto. Sirva imediatamente com arroz cozido no vapor e/ou macarrão celofane frito e crocante.
Nutrição
Calorias: 366calorias | Carboidratos: 33g | Proteína: 26g | Gordo: 13g | Gordura saturada: 3g | Colesterol: 68mg | Sódio: 1028mg | Potássio: 497mg | Açúcar: 28g | Vitamina A: 60UI | Vitamina C: 1.7mg | Cálcio: 60mg | Ferro: 2.7mg
Publicado originalmente no The Daring Gourmet, outubro de 2013